A PBG é administrada por um Conselho de Administração (C.A.) e uma Diretoria Executiva, de acordo com o que está regulamentado na Lei das S.A., no regulamento do Novo Mercado e com o Estatuto Social da Companhia.

Conselho de Administração

Órgão de deliberação colegiada, o Conselho de Administração tem como atividades principais o estabelecimento das diretrizes estratégicas da Companhia, eleição dos membros da Diretoria e fiscalização de seu trabalho, entre outras.

O Conselho de Administração da PBG deve ser composto por, no mínimo, cinco membros e, no máximo, nove membros, com mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. De acordo com exigência do regulamento do Novo Mercado, pelo menos, 20% dos membros deverão ser independentes.

Composição do conselho de administração

Cesar Bastos Gomes - Sucessor do Fundador das Empresas Portobello, Bacharel em Direito, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretor da Gomes Administração de Bens e Participações Societárias Ltda, Presidente do Conselho de Administração da Refinadora Catarinense S/A, Sócio Gerente da Pedra Branca Ltda, e Presidente do Conselho de Administração da Portobello S/A.

Cesar Gomes Junior - Administrador de Empresas graduado pela Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG/UDESC, Diretor Presidente da Usati Administração de Bens e Participações Societárias Ltda, Vice Presidente do Conselho de Administração da Refinadora Catarinense S/A, Sócio Gerente da Mineração Portobello Ltda, Presidente do Conselho de Administração da Portobello America, Inc., é também membro do Conselho Consultivo da CIESC – Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Vice Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Portobello S/A.

Nilton Torres de Bastos Filho - MBA (especialização em finanças e operações) pela Stern School of Business da New York Univesity (NYU) e Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi consultor, tendo trabalhado em projetos de estratégia e operações para: Editora Abril, Editora Ática Scipione, Klabin, TAM e outros. Foi Diretor Comercial e Diretor Industrial da Portobello S/A, e diretor da Portobello Shop S/A. Atualmente é Diretor de Planejamento da Lubrasil Lubrificantes Ltda.

Mário José Gonzaga Petrelli - Graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1959. Foi Diretor do Banco do Brasil. É Fundador e Presidente Emérito da Rádio e TV Independência S/A de Curitiba-PR, Vice-Presidente do Conselho de Administração da DTCOM-Direct To Company, membro do Conselho Consultivo do Grupo Icatú-Itaboraí Participações S/A. É Diretor da Icatu Hartford Seguros e Capitalização, Vice Presidente da Companhia de Seguros Gerais e da Confederação Nacional de Seguros Privados e Capitalização. É Fundador e Presidente Emérito do sistema RIC Record no Paraná e em Santa Catarina, dos jornais “Notícias do Dia” em Santa Catarina e “Record News” em Santa Catarina e Paraná, bem como da Palmar Empreendimentos Turísticos Ltda. É membro do Conselho de Política Superior da Federação das Empresas de Seguros e Capitalização, e membro do Conselho Político da Associação Comercial de São Paulo. É fundador e membro do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros, Previdência e Capitalização, com sede em São Paulo.

Plínio Villares Musetti - Graduado em Engenharia Civil e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e participou do “Program for Management Development” na Harvard Business School. Iniciou sua carreira dentro do Grupo Villares em projetos de expansão, passando em seguida a atuar por nove anos na área financeira. Foi presidente da Elevadores Atlas S/A e da Elevadores Atlas Shindler S/A. Foi sócio do JPMorgan Partners, o braço de “private equity” do J.P. Morgan Chase & Co., tornando-se responsável pelas atividades de “private equity” no Brasil. Foi Presidente executivo da Vitopel do Brasil Ltda., empresa produtora de filmes plásticos de polipropileno bi-orientado (BOPP) para o segmento de embalagens. Foi Diretor Presidente da Satipel Industrial S/A maior empresa produtora de painéis de madeira (MDP e MDF) do Brasil até sua fusão com a Duratex. Atualmente é sócio da Janos Holding, companhia de investimentos e gestão de empresas, é membro dos Conselhos de Administração da Adecoagro, Raia Drogasil e Presidente do Conselho de Administração da Natura.

Glauco José Côrte - Bacharel em Direito, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especializações em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) e Direito Público Interno pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com cursos na American Graduate School of International Management (Arizona, EUA) e no International Institute for Management Develpment (Lausanne, Suiça). Foi Assessor do Diretor Financeiro da Sotelca, Adjunto do Diretor Financeiro da Eletrosul, Diretor Financeiro da Cia. Siderúrgica Nacional e Vice-Presidente da Portobello S/A. Vice-Presidente da Refinadora Catarinense S/A e da Usati Administração de Bens e Participações Societárias Ltda. Foi Presidente do Conselho de Administração da Celesc S/A e membro do Conselho de Administração da Santinvest S/A. É membro do Conselho de Administração da Multilog S/A, do Conselho de Administração da Pedra Branca S/A. É membro do Conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina-FIESC e dos Conselhos do SESI/SENAI/IEL.

Roberto Alves de Souza Waddington - Bacharel em Ciências Econômicas pela Sociedade Brasileira de Ensino C.Mendes - Rio de Janeiro, Brasil. Atuou em empresas como Bank of Montreal – Rio de Janeiro, Brasil – Gerente de Corporate Finance, Aracruz Celulose S.A. – Rio de Janeiro, Brasil – Gerente de Programação Tesouraria; PepsiCo & Cia. Brasil - São Paulo, Brasil – São Paulo - Diretor Regional; Globo Cabo S.A. – Rio de Janeiro, Brasil – Diretor Financeiro; Arisco Produtos Alimentícios S.A. – São Paulo, Brasil – Diretor Financeiro;Invent - Internet Ventures S.A. – Rio de Janeiro, Brasil – Presidente; RW Consultoria Econômica S/C Ltda. – Sócio Diretor; Cia. Brasileira de Contact Center – São Paulo, Brasil – Diretor Superintendente e CordVida – Inst. Medicina de Processamento e Armazenamento de Células Tronco Ltda. - São Paulo, Brasil – Presidente e Sócio atualmente, segunda empresa do país na área de biotecnologia de armazenamento de células tronco, fundada em Janeiro de 2004. Principal executivo responsável pela coordenação da Diretoria Executiva e na definição e execução da estratégia da companhia.

Diretoria Executiva

Os membros da Diretoria Executiva têm como missão principal a administração geral dos negócios da Companhia e aplicação da estratégia definida pelo Conselho de Administração. De acordo com o Estatuto Social da Portobello, sua diretoria deve ser composta por até cinco membros, com mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Composição da diretoria estatutária

César Gomes Júnior - Administrador de Empresas graduado pela Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG/UDESC, Diretor Presidente da Usati Administração de Bens e Participações Societárias Ltda, Vice Presidente do Conselho de Administração da Refinadora Catarinense S/A, Sócio Gerente da Mineração Portobello Ltda, Presidente do Conselho de Administração da Portobello America, Inc., é também membro do Conselho Consultivo da CIESC – Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Vice Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da PBG S/A.

Claudio Avila da Silva - Administrador de Empresas graduado pela Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC. Foi Deputado Estadual de Santa Catarina, Prefeito Municipal de Florianópolis, Deputado Federal por Santa Catarina, Assessor do Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos – OEA, Secretário de Estado de Tecnologia, Turismo, Energia e Meio Ambiente de SC, Presidente da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A – Eletrosul, e Presidente da Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás. É Diretor Vice-Presidente da PBG S.A.

Mauro do Valle Pereira - Formado em Administração de Empresas pela ESAG (Escola Superior de Administração e Gerência), com especialização em Administração de Recursos Humanos. Toda sua experiência profissional foi desenvolvida no Grupo Portobello, com início em 1978, atuando em diversas áreas.

John Shojiro Suzuki - Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico – ITA em São José dos Campos - SP, MBA em Finanças e Empreendedorismo pela Universidade de Chicago, USA, e também participou de Programa de Intercâmbio Técnico-Cultural pelo Miyazaki Politech Centre em Miyazaki, Japão. Atuou na empresa Booz Allen & Hamilton com Consultoria Estratégica. Foi Analista de Crédito e Gerente de Relacionamento com clientes corporativos no Itaú BBA Bank. Trabalhou ainda na Monitor Clipper Partners Private Equity Firm como Summer Associate, em Cambridge, USA. Recentemente atuou como Diretor na Angra Partners, empresa de Assessoria Financeira e Gestão de Fundos de Private Equity. Foi membro do Conselho Fiscal da JBS S/A.

Conselho Fiscal

A PBG dispõe de um Conselho Fiscal em caráter permanente, composto por três membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos pela Assembleia Geral.

Composição do conselho fiscal

Maro Marcos Hadlich Filho - Advogado, formado pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB, e contador, formado pela Faculdade de Ciências Contábeis da mesma universidade. É pós-graduado em Direito Tributário (FURB, 1985/1986) em Direito Empresarial (INPG, 1989/1990) e em Direito Comercial (FURB, 1991/1992). É professor de Direito Tributário da FURB desde 1987, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi professor de Direito Tributário da Escola Superior de Magistratura de Santa Catarina, tendo proferido palestras e seminários sobre Direito Tributário em vários órgãos de classe. Publicou, por vários anos, artigos de Direito Tributário em jornais. É membro da Câmara de Assuntos Legislativos e Tributários da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, tendo exercido a função de conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Sub-seção de Blumenau. Atua como membro do Conselho Fiscal de sociedades anônimas abertas e fechadas.

Maria Amalia Trevisol Muller - Contadora, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especializada em Analises tributárias pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Trabalhou na área de controladoria do Grupo Portobello durante 14 anos. Posteriormente, exerceu o cargo de contadora da Portobello S/A durante 06 anos e atualmente é uma das contadoras da empresa Muller Contadores Associados S/S Ltda.

Jorge Muller - Contador, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especializado em Finanças pela UFSC. Exerceu o cargo de contador no Grupo Portobello durante 08 anos. Posteriormente, foi contador da empresa Dígitro Telecomunicações Ltda, gerente de Controladoria da HERTZ Rent a Car em Santa Catarina e atualmente é sócio administrador da empresa Muller Contadores Associados S/S Ltda.

Haroldo Pabst - Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Livre Docente em Direito Privado pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, RJ). Professor de Direito Comercial Brasileiro na Humboldt-Universität, (Berlim, Alemanha). Foi Diretor Jurídico da Teka - Tecelagem Kuehnrich S.A. e da Associação Comercial e Industrial de Blumenau. Sócio do escritório Pabst & Hadlich Advogados Associados.

Peter Edward Mr Wilson - Bacharel em administração de empresas com ênfase em finanças, pela Fundação Getúlio Vargas(FGV), mestrado em Economia pela FGV e especialização em Berkeley, NYIF e Harvard. Gestor certificado pela Comissão de Valores Mobiliários, foi professor de Avaliação de Empresas, pela Profins Business School e de Estratégia e Finanças do MBA executivo da BSP São Paulo. Foi sócio fundador da Phi Capital Management, e Aeon Assessoria de Investimento. Trabalhou no Banque Nationale de Paris- Latin America Investment Banking Group, e foi Controller da divisão América Latina em NY. Executivo no Grupo Ourinvest, sendo chefe de investimentos na Dartley Bank & Trust Nassau em Bahamas, foi senior Financial Manager na Ourinvest Asset Management, gestor de porfólio do fundo Global Management LP/Latinvest Asset e associado na AT Kearney Management Consultant. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal, da Vivo S.A, Banco Pine SA e a Inpar SA. Atualmente, atua como conselheiro de administração no Banco Mercantil, na Minupar,e na Confab e como conselheiro fiscal da Gafisa S.A, Tenda S.A., B2W, Heringer S.A. e desta companhia. Atua como sócio responsável pela área de finanças corporativas e reestruturação de empresas médias da Managrow Consultoria Estratégica em Finanças Ltda.

Silvio Claudio Peixoto de Camargo - Formado em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getulio Vargas. De 2003 a 2012 atuou como Gestor de Patrimônio e fundador de fundos de longo prazo. Foi Gerente Geral e consultor para clientes institucionais do Banco Santander, com foco em clientes globais dos Estados Unidos da América, de agosto de 1999 a julho de 2003. Participou do Curso para Conselheiros de Administração ministrado pelo IBGC, no segundo semestre de 2013 e do Curso Intensivo de Finanças do INSPER/IBMEC no primeiro semestre de 1995, onde foi ranqueado em segundo lugar. É especialista em governança e private equity pela Harvard Business School (conclusão em 2013). Atuação como Conselheiro independente em diversas empresas. É sócio sênior da Managrow Consultoria Estratégica, especialista em Investimentos Alternativos e Governança Corporativa, e membro do conselho fiscal desta companhia.

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